O silêncio fala

Na Bíblia:
“Pilatos entrou no palácio outra vez e perguntou a Jesus: ‘De onde és Tu?’ Jesus ficou calado. Então Pilatos disse: ‘Não respondes? Não sabes que tenho poder para te soltar e poder para te crucificar?’ Jesus respondeu: ‘Tu não terias poder algum sobre mim, se não te fosse dado do Alto. Por isso, quem entregou a ti, tem maior pecado’.” Mt 14, 1-12

Na Vida:
Leia o texto seguinte, que está no Evangelho de São Mateus, capítulo 14, versículos de 1 a 12: “Naquele tempo ouviu Herodes, o tetrarca, a fama de Jesus, e disse aos seus criados: Este é João o Batista; ressuscitou dos mortos, e por isso estas maravilhas operam nele. Porque Herodes tinha prendido João, e tinha-o maniatado e encerrado no cárcere, por causa de Herodiades, mulher de seu irmão Filipe; porque João lhe dissera: Não te é lícito possuí-la. E, querendo matá-lo, temia o povo; porque o tinham como profeta. Festejando-se, porém, o dia natalício de Herodes, dançou a filha de Herodiades diante dele, e agradou a Herodes. Por isso prometeu, com juramento, dar-lhe tudo o que pedisse; e ela, instruída previamente por sua mãe, disse: Dá-me aqui, num prato, a cabeça de João o Batista. E o rei afligiu-se, mas, por causa do juramento, e dos que estavam à mesa com ele, ordenou que se lhe desse. E mandou degolar João no cárcere. E a sua cabeça foi trazida num prato, e dada à jovem, e ela a levou a sua mãe”.
Herodes era falador e, por falar demais, teve que honrar sua palavra. Prometera tudo que Salomé, filha de Herodíades lhe pedisse. Salomé pediu então a mando da mãe, a cabeça de João Batista. Herodes, teve que cumprir com sua palavra, pois a promessa foi feita em público. E de forma brutal e covarde, João Batista foi morto.
Saiba que o silêncio traz equilíbrio, serenidade… E ainda que digam que ele é sinal de fraqueza, creia que o silêncio é sinal de força. Força esta que trás a quem pratica a Graça de ouvir o próprio interior, a própria essência que é o amor. Só quem silencia, ama e ama porque escuta o íntimo de si e dos outros. Basta observar o diálogo, quase monólogo de Pilatos com Jesus: “Pilatos entrou no palácio outra vez e perguntou a Jesus: ‘De onde és Tu? Jesus ficou calado. Então Pilatos disse: ‘Não respondes? Não sabes que tenho poder para te soltar e poder para te crucificar?’ Jesus respondeu: ‘Tu não terias poder algum sobre mim, se não te fosse dado do Alto. Por isso, quem entregou a ti, tem maior pecado’.”
O silêncio de Jesus, o fez ir até o íntimo de Pilatos e perceber que ele não queria matá-lo e que o maior pecado por sua morte não estava nele. Cumpriu-se aqui, o que o próprio Jesus ensinou: “Amai vossos inimigos”. E isto só se consegue silenciando. Silenciar como Jesus não é perder, mas vencer!

Rezando a Vida:
Hoje eu peço ao Senhor: Dá-nos o Dom do silêncio! Que não sejamos como Herodes, que falou demais e foi obrigado, por suas próprias palavras, a matar um inocente. Concede meu Deus, aos que não controlam a língua e explodem com palavras duras, “matando” aqueles que os ouvem, o Dom do silêncio!
Amém!

A ajuda do Alto:
O silêncio traz equilíbrio, serenidade… E ainda que digam que ele é sinal de fraqueza, creia que o silêncio é sinal de força.

Deixe seu comentário!