Nossa Senhora da vitória

O título Nossa Senhora da Vitória foi dado a Maria pelo papa Pio V, após a vitória dos cristãos contra os muçulmanos na batalha de Lepanto, em 7 de outubro de 1571, pois acreditava que a vitória se devia, acima de tudo, a proteção de Nossa Senhora.

Os muçulmanos pretendiam invadir e tomar o norte da Europa. Apesar de os cristãos estarem em desvantagem no início, venceram os turcos na batalha de Lepanto, em 7 de outubro de 1571, atendendo ao chamado do papa. Colocaram então em liberdade 25 mil cristãos, feitos escravos pelos muçulmanos. No momento da vitória, em Roma, Pio V estava em reunião com os cardeais, quando teve a certeza do fato, dizendo: “Deixemos os negócios: vamos dar graças a Deus pela vitória que acaba de conceder ao exército cristão”. Este fato serviu para o processo de canonização do papa.

Pio V, em agradecimento pela vitória alcançada, insere na ladainha de Nossa Senhora, a invocação “Auxilium Christianorum, ora pro nobis”, e instituiu a festa de Nossa Senhora da Vitória, dando assim o título a Maria.

Deixe seu comentário!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *