Acolhida: Oração que faz milagres.

O Senhor apareceu a Abraão nos carvalhos de Mambré, quando ele estava assentado à entrada de sua tenda, no maior calor do dia. Abraão levantou os olhos e viu três homens de pé diante dele. Levantou-se no mesmo instante da entrada de sua tenda, veio-lhes ao encontro e prostrou-se por terra. Meus senhores, disse ele, se encontrei graça diante de vossos olhos, não passeis avante sem vos deterdes em casa de vosso servo. Vou buscar um pouco de água para vos lavar os pés. Descansai um pouco sob esta árvore. Eu vos trarei um pouco de pão, e assim restaurareis as vossas forças para prosseguirdes o vosso caminho; porque é para isso que passastes perto de vosso servo. Eles responderam: Faze como disseste. Abraão foi depressa à tenda de Sara: Depressa, disse ele, amassa três medidas de farinha e coze pães. Correu em seguida ao rebanho, escolheu um novilho tenro e bom, e deu-o a um criado que o preparou logo. Tomou manteiga e leite e serviu aos peregrinos juntamente com o novilho preparado, conservando-se de pé junto deles, sob a árvore, enquanto comiam. E disseram-lhe: Onde está Sara, tua mulher? Ela está na tenda, respondeu ele. E ele disse-lhe: Voltarei à tua casa dentro de um ano, a esta época; e Sara, tua mulher, terá um filho“.

Este texto é do livro bíblico do Gênesis, capítulo 18 versículos de 1 a 10. Quanta grandeza no coração de Abraão. Ao ver aqueles homens passando, acolhe-os, dá água para mantarem a sede, faze-os descansar, pede à Sara sua esposa que prepare uma refeição… E na verdade eram Anjos, era a manifestação do próprio Deus. Veja como começou o texto: “O Senhor apareceu a Abraão nos carvalhos de Mambré, quando ele estava assentado à entrada de sua tenda”. Por conta disso, ao final desta acolhida de Abraão, Deus se revela: “Voltarei à tua casa dentro de um ano, a esta época; e Sara, tua mulher, terá um filho”. Detalhe: Sara tinha 90 anos e era estéril e de fato engravidou, gerando seu filho Isaac. Foi um milagre!

Vejo que muitas vezes cuidamos muito da oração e é necessário que o façamos. Mas acolhida também é oração. Quem acolhe, um necessitado acolhe a Deus. Ver no outro o rosto de Deus é um desafio. Mas tudo vai mudar quando vivermos a acolhida como oração, oração que faz milagres acontecerem. Não estou falando de acolher por interesse de receber algo em troca, mas é próprio do coração de Deus retribuir quem acolhe vendo no acolhido a presença d’Ele. Releia a consequência que houve por Abraão e Sara terem acolhido aqueles homens: “Voltarei à tua casa dentro de um ano, a esta época; e Sara, tua mulher, terá um filho”.

DEIXE SEU COMENTÁRIO!

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *