Se o Senhor está conosco, por que nos vêm os males

O texto em destaque é do capítulo 6, versículos de 12 a 16 do livro bíblico dos juízes: “O anjo do Senhor apareceu a Gedeão e disse-lhe: O Senhor está contigo, valente guerreiro! Gedeão respondeu: Ah, meu senhor, se o Senhor está conosco, por que nos vieram todos esses males? Onde estão aqueles prodígios que nos contaram nossos pais, dizendo: o Senhor fez-nos verdadeiramente sair do Egito? Agora o Senhor abandonou-nos e entregou-nos nas mãos dos madianitas. Então o Senhor, voltando-se para ele: Vai, disse, com essa força que tens e livra Israel dos madianitas. Porventura não sou eu que te envio? Ó Senhor, respondeu Gedeão, com que livrarei eu Israel? Minha família é a última de Manassés, e eu sou o menor na casa de meu pai. O Senhor replicou: Eu estarei contigo e tu derrotarás os madianitas como se fossem um só homem”.

Muitas vezes, como Gedeão é difícil acreditar que Deus está conosco. Gedeão e seu povo vivia oprimido pelo povo madianita. O povo madianita invadia as cidades e roubava tudo deles. Gedeão e os seus tinham que viver escondidos e amedrontados. E neste contexto, aparece a Gedeão um Anjo, representando o próprio Deus e lhe diz: “O Senhor está contigo, valente guerreiro!” Gedeão demonstra certa irritação com a saudação e retruca: Ah, meu senhor, se o Senhor está conosco, por que nos vieram todos esses males?”

O interessante dessa história é que Deus não dá nenhuma resposta a Gedeão diante de sua pergunta. O que Deus diz a ele é: “Vai, disse, com essa força que tens e livra Israel dos madianitas. Porventura não sou eu que te envio?” Gedeão ainda tenta argumentar, pois se sentia inferior: “Ó Senhor, respondeu Gedeão, com que livrarei eu Israel? Minha família é a última de Manassés, e eu sou o menor na casa de meu pai”. E Deus lhe diz: “Eu estarei contigo e tu derrotarás os madianitas como se fossem um só homem”.

Muitas vezes vivemos oprimidos e amedrontados porque, como Gedeão não notamos a força que temos, os Dons que temos, a força que temos. Por isso, pessoas, situações e acontecimentos nos deixam pra baixo, travam a nossa vida… Muitos males aconteceram a Gedeão e acontecem conosco porque não reagimos. Achamos que só Deus deve fazer a parte d’Ele. Mas precisamos diante dos desafios agir, contando é claro com a Força do Alto. “Vai, disse, com essa força que tens e livra Israel dos madianitas. Porventura não sou eu que te envio?”

DEIXE SEU COMENTÁRIO!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *