A arte de ver e ouvir

Os versículos 2 e 3 do capítulo 11 do livro do Profeta Isaías, se refere a Jesus, mas ele é para todos nós: Sobre ele repousará o Espírito do Senhor, Espírito de sabedoria e de entendimento, Espírito de prudência e de coragem, Espírito de ciência e de temor ao Senhor. (Sua alegria se encontrará no temor ao Senhor.) Ele não julgará pelas aparências, e não decidirá pelo que ouvir dizer”.

A pessoa sobre a qual o Espírito Santo repousa, que pede o auxílio do Espírito Santo, não julga pelas aparências: E costumeiramente nós julgamos pessoas e situações pela aparência, pelo modo de se vestir, de falar, sem buscar saber de fato quem é a pessoa ou dando uma chance dela se expressar. Também julgamos situações, vemos monstros onde eles não existem, fazemos tempestades num copo d’água, nos desesperando ao invés de buscar em Deus uma saída…

A pessoa sobre a qual repousa o Espírito do Senhor, que pede o auxílio do Espírito Santo, não decide pelo que ouvir dizer: Muitas vezes ouvimos dizer algo sobre pessoas ou sobre situações e já compramos como verdade. Certa vez me disseram que eu não poderia me deixar levar pelo último livro que li, nem pela última coisa que ouvi, nem pelo último filme que assisti… Sábio conselho: Pois tudo que chega até nossos ouvidos precisa e deve ser peneirado.

Diante das situações que você vê e ouve, faça a experiência de não julgar e de não decidir no ímpeto. Peça que o Espírito Santo lhe dê: sabedoria, entendimento, prudência, coragem…

Edson Oliveira

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *