Um natal diferente para você…

“Zacarias, (pai de João Batista), ficou cheio do Espírito Santo e profetizou, nestes termos: Bendito seja o Senhor, Deus de Israel, porque visitou e resgatou o seu povo, e suscitou-nos um poderoso Salvador, na casa de Davi, seu servo (como havia anunciado, desde os primeiros tempos, mediante os seus santos profetas), para nos livrar dos nossos inimigos e das mãos de todos os que nos odeiam. Assim exerce a sua misericórdia com nossos pais, e se recorda de sua santa aliança, segundo o juramento que fez a nosso pai Abraão: de nos conceder que, sem temor,  libertados de mãos inimigas, possamos servi-lo em santidade e justiça, em sua presença, todos os dias da nossa vida. E tu, menino, serás chamado profeta do Altíssimo, porque precederás o Senhor e lhe prepararás o caminho“. Este texto é do Evangelho de São Lucas, capítulo 1, versículos de 67 a 76.

Então, é natal! Entendo que o natal não pode ser reduzido a presentes (apesar de ser bom receber e dar presentes), também entendo que o natal não pode ser reduzido a um dia. Corremos o risco, de passado este dia, tudo voltar como era antes: Com nossas mágoas, nossas preferências, nosso mundo fechado em nós mesmos…

Para mim, o sentido do natal está em João Batista, como destacado acima: “E tu, menino, serás chamado profeta do Altíssimo, porque precederás o Senhor e lhe prepararás o caminho”. Jesus quer nascer, quer chegar todos os dias. Precisamos como João Batista, ser aqueles que preparam diariamente o natal, onde quer que estejamos: Sorrindo onde não sorriem, abraçando quem não merece, perdoando uma ofensa, deixando passar o que passa…

Desejo que este natal seja diferente! Desejo que ele se perpetue. Que em todos os dias do ano, possamos ser mais que generosos materialmente; mas que sejamos como João Batista, aqueles que com gestos e atitudes, fazem Jesus acontecer…

Edson Oliveira

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *