Hoje, dia de São José, lendo o versículo 24, do capítulo 1 de São Mateus, fica bem claro que a grande virtude dele foi fazer como o Anjo do Senhor lhe havia mandado que fizesse; foi obedecer a Deus: Despertando, José fez como o anjo do Senhor lhe havia mandado”. O pedido de Deus a José, foi: “Não temas receber Maria por esposa”. José teve medo de receber Maria por esposa, pois não tinha, nem teve relação sexual com ela e ela apareceu grávida. Se ele tivesse parado no medo, Jesus não teria nascido e quanto estrago seria para a humanidade…

O medo é em si uma preocupação com determinado fato ou com determinada possibilidade. Ele é salutar enquanto não nos trava. Mas quando o medo deixa de ser uma simples preocupação ou receio do que virá pela frente, ele nos domina: Torna-se voz de comando, que sobressai e nos leva a erros e escolhas erradas.

Talvez, a grande pergunta seja: Como vencer o medo? Fazendo como Deus manda e não como o medo manda. E como ouvir o mando de Deus? Pela oração e pela retidão de coração como São José: Ele só queria fazer o que Deus queria que fosse feito.

Edson Oliveira

DEIXE SEU COMENTÁRIO!