Noblesse oblige – A nobreza obriga

Ouvi pela primeira vez a expressão francesa: “Noblesse oblige” “A nobreza obriga” em 1994 quando entrei para a Comunidade Canção Nova. Esta expressão é utilizada quando se pretende dizer que o fato de pertencer a uma família de prestígio ou ter uma certa posição social ou ter um nome honrado ou famoso obriga a proceder de uma forma adequada, à altura do nome que se tem.

Jesus no evangelho escrito por São João, capítulo 5, versículo 36, diante das críticas dos fariseus por fazer milagres aos sábados e por se comportar como se fosse Deus, disse-lhes: “essas mesmas obras que faço, testemunham a meu respeito que o Pai me enviou”. O que Jesus fazia, testemunhava que o Pai do Céu O enviou a este mundo. Aquilo também que fazemos, que falamos, o como agimos ou reagimos precisa ser  um transbordar daquilo que de fato somos em essência. E somos de Deus, viemos d’Ele.

Portanto, “Noblesse oblige”. A nobreza de ser de Deus precisa nos “obrigar” a proceder de uma forma adequada, à altura do nome de filhos de Deus que temos. Daí o esforço para amar mais, perdoar mais, sorrir mais… Então fica a pergunta: A nobreza de ser de Deus te “obriga” a que neste dia?

Edson Oliveira

DEIXE SEU COMENTÁRIO!

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *