O mundo carece de bons pastores. Aqui não falo somente de modo religioso, pois na verdade, bom pastor é o bom líder: Bom diretor, bom chefe, bom gerente, bom pai, boa mãe, bom padre, bom bispo,bom político, bom (naquilo que se recebe, para de alguma forma exercer autoridade). E a principal característica do pastor é conhecer as ovelhas, aqueles que estão sob sua autoridade, seu governo. O próprio Jesus no evangelho de São João, capítulo 10, versículo 14, assim informou: “Eu sou o bom pastor. Conheço as minhas ovelhas, e elas me conhecem”.

Lidar com o ser humano não é fácil, é uma arte. O segredo está em conhecer, saber a história da pessoa, seus medos, seus talentos… Gastar tempo com ela, ouví-la. É isso que fará com que cada pessoa que tem autoridade seja bom pastor. Pois assim conhecerão as ovelhas. E elas, conhecendo quem as comanda, serão melhores, não se perderão, não se rebelarão, cumprirão melhor as suas tarefas.

E por que faltam bons pastores (bons pais, chefes, políticos, líderes…)? Porque é mais fácil demitir, ignorar, deixar que a escola cuide (no caso de pais). Para ser bom pastor é preciso conhecer as ovelhas, deixar de lado o egoísmo, a pressa…

Edson Oliveira

DEIXE SEU COMENTÁRIO!