Sentir-se sozinho, é algo que precisamos aprender a lidar. A solidão sempre nos acompanhará. A manifestação dela se dará de alguma forma em algum momento na vida do ser humano: A morte de alguém que era de extrema importância, como pai, mãe, esposo, esposa, um filho, uma filha. Um casamento que se desfaz. A separação por motivo de discórdia ou por necessidade de trabalho. Enfim: Um dia, de alguma forma encontraremos a solidão…

O problema não é sentir a solidão; mas o lidar com esse sentimento. Jesus, sabendo que ia se deparar com a solidão, foi trabalhando isso da seguinte forma, descrita por Ele mesmo no evangelho de São João, capítulo 16, versículo 32: “Eis que vem a hora, e ela já veio, em que sereis espalhados, cada um para o seu lado, e me deixareis sozinho. Mas não estou só, porque o Pai está comigo”. Aqui ele deixa o segredo de lidar com a solidão:

Primeiro: É preciso entender que pessoas são pessoas. Não são eternas. E de alguma forma me deixarão um dia. Parece dramático mas não é; mas um dia, de alguma forma e por algum motivo, alguém se afastará de mim… Segundo: Minha espiritualidade precisa ser concreta. Concreta a ponto de entender que Deus é uma pessoa, um amigo de verdade que não se escandaliza com meus erros e que sempre estará comigo, mesmo quando eu não estou com Ele.

E como vencer a solidão? Me preparando para encontrá-la. Pois um dia ela chagará. E quando ela chegar, aprenderei a lidar com ela, sem me sentir derrotado, traído, mal amado, sem pensar em dar o troco, sem pensar que pessoas não valem a pena…

Edson Oliveira

DEIXE SEU COMENTÁRIO!