Preocupação: O que é e como vencer.

O ser humano desde seus primórdios é afligido por algo chamado preocupação. O próprio Jesus sobre isso, deu uma orientação bem prática, como se lê no evangelista São Mateus, capítulo 6, versículo 34: “Não vos preocupeis, pois, com o dia de amanhã: o dia de amanhã terá as suas preocupações próprias. A cada dia basta o seu cuidado”.

Numa explicação exata, preocupar-se é ocupar-se previamente de algo. E aqui está o centro de tudo: A pessoa que se preocupa, vai acumulando ocupações. O que acarreta ansiedade. Na ânsia de resolver, a pessoa vai acumulando mais e mais ocupações. O que trás uma enorme frustração por se sentir incapaz de resolver as tantas ocupações acumuladas. Isto é acompanhado de sentimentos de incapacidade, impotência, aliado ao medo da derrota, do fracasso. A pessoa preocupada vive na solidão, porque fica focada nas tantas ocupações que acumula. Não se diverte, não convive com amigos, o que leva a leva à depressão e tantos outros males físicos como insônia, desânimo e por fim, perda do sentido da vida…

Como vencer então, este mal tão antigo e tão moderno que é a preocupação? Jesus deixou-nos a resposta: o dia de amanhã terá as suas preocupações próprias. A cada dia basta o seu cuidado”. Raciocine comigo: Se o dia de amanhã terá suas próprias preocupações, seus dramas e problemas, precisamos viver o hoje. Sim, viver cada dia. Problema por vez. O segredo é OCUPAR-SE e não PREOCUPAR-SE! Ocupe-se do hoje e como bem diz o povo: “O amanhã a Deus pertence”!

Edson Oliveira

DEIXE SEU COMENTÁRIO!

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *