Deus ajuda quem cedo madruga!

Existe um ditado popular que diz: “Deus ajuda quem cedo madruga”. Hoje é dia de Santa Maria Madalena; ela literalmente viveu isso. Leia o versículo 1, do capítulo 20 do evangelho de São João: “No primeiro dia que se seguia ao sábado, Maria Madalena foi ao sepulcro, de manhã cedo, quando ainda estava escuro”. Jesus havia prometido que ressuscitaria ao terceiro dia e Madalena acreditou. E não somente acreditou, mas lá estava, diante do sepulcro, para ver o Senhor. E viu, conforme o versículo 18: Maria Madalena correu para anunciar aos discípulos que ela tinha visto o Senhor e contou o que ele lhe tinha falado”.

Votando ao “Deus ajuda quem cedo madruga”, ele também pode ser traduzido por “Deus ajuda quem se esforça”. Maria Madalena foi prostituta. Dela foram expulsos sete demônios. Certamente entre os que seguiam Jesus haviam pessoas mais prováveis para O verem ressuscitado. Mas foi justamente esta mulher improvável que viu o Senhor. E se tornou santa apesar de todos os erros que cometera ao longo da vida.

A santidade, uma Graça, um sonho… não são conquistados somente pela oração, mas também pelo esforço. Imagino Madalena diante daquele túmulo, naquela madrugada fria e escura rezando ao Pai, dizendo: Por favor meu Deus, cumpre Tua promessa! Mas veja: Ela estava numa madrugada fria e escura em pé. Não estava em casa deitada sob um cobertor quentinho. Acho que você já entendeu! É oração sim, mas é ESFORÇO! Para perdoar tem que perdoar. Para sorrir tem que sorrir. Para conseguir aquele emprego, tem que se preparar, estudar, mandar currículo. Para tudo: ESFORÇO! “Deus ajuda quem cedo madruga”!

Edson Oliveira

DEIXE SEU COMENTÁRIO!

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *