cálculoExiste uma palavra usada na matemática, que deveria ser mais usada no dia a dia e em todas as situações da vida que exijam decisões e projetos; esta palavra é calcular. E o que é calcular? Avaliar, presumir, julgar segundo certas probabilidades. Esta palavra é tão importante que Jesus questionou os discípulos e orientou sobre isso: “Qual de vós, querendo construir uma torre, não se senta primeiro e calcula os gastos, para ver se tem o suficiente para terminar? Caso contrário, ele vai lançar o alicerce e não será capaz de acabar. E todos os que virem isso começarão a caçoar, dizendo: ‘Este homem começou a construir e não foi capaz de acabar!’”. Esse texto é do evangelho de São Lucas, capítulo 14, versículos de 28 a 30.

Se calculássemos mais erraríamos menos e não teríamos consequências amargas por decisões tomadas sem cálculos. A seca que se vive hoje num país como o nosso é culpa de São Pedro ou de Deus? Não seria tudo isso fruto ganância do ser humano que devastou as florestas e da falta de cálculo de governos que fizeram por algum motivo vistas grossas sem se preocupar com o futuro? Muitos casamentos se desfazem porque não se faz o cálculo do que é a vida a dois. Pessoas se afundam em dívidas por não calcularem e gastarem mais do que ganham.

Guarde bem: Decisões exigem calcular, avaliar, julgar as probabilidades. Muitas coisas dão erradas na vida não por castigo de Deus, nem tão pouco por ausência da Sua Graça, mas por falta de cálculo da nossa parte.

Edson Oliveira

DEIXE SEU COMENTÁRIO!