jugo

Vendo as pessoas oprimidas e sobrecarregadas pelo peso, pelo jugo de opressões do maligno, pecados, doenças e tantas armadilhas do mundo, Jesus trouxe de maneira clara e objetiva a solução, sem enganar ninguém, sem usar de palavras manipuladoras, dizendo as coisas são fáceis. Ele na verdade, fala de outro peso, outro jugo no evangelho de São Mateus, capítulo, 11, versículos de 28 a 30: Vinde a mim todos vós que estais cansados e fatigados sob o peso dos vossos fardos, e eu vos darei descanso. Tomai sobre vós o meu jugoporque meu jugo é suave e meu peso é leve.

Mas o que é afinal o jugo? Jugo é submissão espontânea ou imposta, porém, existe um jugo chamado também de cangalha, geralmente é feito de madeira, colocado no pescoço de uma junta de bois que unidos por ela ficam submissos um ao outro e assim conduzem uma carroça ou carro de boi. Os fazendeiros normalmente amarram bois aos pares, um jovem e rápido, o outro, mais velho e de passo lento e seguro: um tenta correr, mas o passo do experiente o retém. E o que é lento, é apressado pelo jovem.

O que é então tomar sobre si o jugo de Jesus? É estar unido a Ele como aquele boi unido ao outro pela cangalha. Daí sim, o que é pesado fica leve. Veja: O peso não deixará de existir. Os problemas continuarão fazendo parte da vida. Mas eles não serão um peso, não me derrubarão, pois o Senhor o carregará ora comigo, ora por mim. E diante de situações em que eu estiver sem forças para andar, Ele me acelerará; e quando eu estiver afoito, indo depressa demais, Ele me fará parar.

Edson Oliveira

DEIXE SEU COMENTÁRIO!