Só quem se recolhe consegue se observar; e só quem se observa consegue mudar.

recolhimento

O livro do profeta Joel, no capítulo 2, versículos 12 e 13 nos orienta: “Agora, diz o Senhor, voltai para mim com todo o vosso coração, com jejuns, lágrimas e gemidos; rasgai o coração, e não as vestes; e voltai para o Senhor, vosso Deus; ele é benigno e compassivo, paciente e cheio de misericórdia, inclinado a perdoar o castigo”. E é dessa forma, que a Igreja Católica inicia este tempo de quaresma. Se me pedissem para traduzir em uma palavra eu diria: RECOLHIMENTO.

Sim, este tempo que iniciamos hoje é um tempo de recolhimento, de rever atitudes, gestos, palavras, ações e mudar. E só muda algo, aquele que sabe observar; e na observância de si próprio, reconhece que que pode melhorar. Esse tempo precisa ser vivido com alegria. Claro que, uma alegria contida, mas alegria. A alegria de quem quer ser melhor e sabe que pode ser melhor.

Portanto, recolha-se! Observe-se! Reconheça, erros, vícios, atitudes que não são boas. Quem sabe nesse recolhimento e observando-se você descubra que precisa sorrir mais, amar mais, perdoar mais…

Edson Oliveira

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *