O medo que você sente é real ou imaginário?

medoO medo pode ser visto como um bem ou um mal. Sobre medo, o dicionário diz que ele é um “estado emocional resultante da consciência de perigo ou de ameaça, reais, hipotéticos ou imaginários”. Portanto, ele é um bem, quando nos traz a consciência de perigo ou ameaça e estes são reais. Ele é um mal, quando o tal perigo ou ameaça é hipotético ou imaginário. 

É do salmo 26 a afirmação: “O Senhor é minha luz e salvação; de quem eu terei medo?”. Diante do medo de alguém ou de algo, é preciso avaliar friamente: Este medo é real? É uma hipótese? Ou estou imaginando algo que pode acontecer? Esta avaliação feita de forma “fria”, ajudará a nossa consciência a se libertar de hipóteses e imaginações que nos travam e nos impedem de avançar.
Depois dessa análise “fria” sobre o medo, um bom e essencial exercício é tomar consciência da presença de Deus que nos cuida e nos livra de qualquer perigo e ameaça, como o salmista fez, questionando-se a si próprio: “O Senhor é minha luz e salvação; de quem eu terei medo?”
Edson Oliveira
DEIXE SEU COMENTÁRIO!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *