“Desse modo, cercados como estamos de uma tal nuvem de testemunhas, desvencilhemo-nos das cadeias do pecado”” (Hb 12,1a). A Palavra de Deus está nos mostrando que o pecado não é apenas um ato, pois se nós o repetimos, ele vai nos envolvendo e nos amarrando em cadeias. “

“Corramos com perseverança ao combate proposto, com o olhar fixo no autor e consumador de nossa fé, Jesus”” (Hb 12,1b). No entanto, estamos nos esquecendo totalmente disso.

Para muitos, já não existe mais a luta contra o pecado, uma vez que existe uma inclinação a ele, e muitas oportunidades para cometê-lo. Muitas vezes, quando existe um (a) amigo (a) que nos leva a fazer aquilo que é errado, nós, sem nos esforçarmos, já entramos no pecado e vamos “bebendo”-o, nos amarrando nos sentidos, nos sentimentos e acabamos presos por ele [pecado], porque ele é muito mais do que uma doença.

O pecado quer nos tomar de tal maneira, que muitos entram nos vícios das drogas, do alcoolismo, da mentira, da corrupção, da hipocrisia, de prepotência, de maldade e não conseguem mais sair.

Fomos criados no bem e pelo bem, as pessoas nascem boas, mas se inclinam aos pequenos pecados, depois aos mais graves, finalmente se tornando ruins, más. As pessoas se tornam ruins, pois sendo amarradas no pecado, são tomadas pela maldade e não conseguem se desvencilhar.

Sair do pecado, ter a graça da conversão é uma coisa de Deus. Só Ele pode nos converter. Conversão é mudança de direção, é dar “meia-volta” e viver o oposto. Se você não teve ainda a graça da conversão, é por Jesus, o Salvador, é pelo sangue e pela cruz d’Ele que todos somos arrancados dessa situação do pecado.

A conversão inicial só se faz por Deus, pela intervenção de Jesus. É preciso pedi-la, acolhê-la e aceitá-la.

E mesmo depois da graça da conversão, por causa do pecado original e do peso que ele vai tomando em nossa vida, nós precisamos continuar a luta. Lutemos com perseverança no combate que nos é proposto – com os olhos fixos em Jesus – que, em nós, começa e completa a obra da fé. Eu sei que você quer isso para a sua vida.

Não sei em que tipo de pecado você está emaranhado, mas, hoje, é o dia de colocá-lo no altar, no sacrifício de Jesus. Mesmo que você esteja lutando, mas ainda não conseguiu se desvencilhar do seu pecado, faça como Jesus disse a Jairo: “Não temas, crê somente”. O Senhor está ao seu lado, Ele não abandonou você e lhe diz. “Não tema, creia somente, porque Eu estou ao seu lado. Ponha seus olhos fixos em mim e caminhe. Eu quero lhe dar uma conversão completa”.

Fonte: Portal cancaonova.com – Padre Jonas