Foi permitido por Deus, que Tobit, pai de Tobias, ficasse cego, para que sua fé, perseverança e paciência fossem provadas, a exemplo de Jó. A provação é permitida por Deus, para revelar o ouro da santidade oculto no nosso interior. A provação, nada mais é que uma grande purificação. Quem por ela passa, torna-se ouro.

A provação pela qual passou Tobit, está narrada no livro bíblico que leva o nome de seu filho Tobias. Era Tobias um homem fiel a Deus. Dele, a Palavra de deus diz que era um homem de bem. E por ser um homem de bem, mesmo durante o momento de prova que passa, pois por conta da cegueira, perdeu o bom emprego (era procurador do rei Salmanasar), salário e prestígio que tinha – Permaneceu unido a Deus. Após todo tempo de provação, está escrito no capítulo 11, versículo 17 do livro de Tobias, que Tobit foi curado e sua primeira atitude foi louvar a Deus dizendo: “Bendigo-vos, Senhor Deus de Israel, dizia ele, porque depois de me terdes provado, me salvastes…”

Só experimenta a Graça de Deus, quem permanece fiel, unido a Ele no tempo da provação. A provação vem de Deus, para nos tornar melhores, diferente da tentação, que vem do maligno, para nos tornar piores.

Edson Oliveira

DEIXE SEU COMENTÁRIO!