A Graça passa. Onde há um homem de Deus, quem dele se aproxima, torna-se igual. 

O profeta Eliseu tem sua trajetória descrita no segundo livro dos reis. Me chama atenção a forma como ele é chamado pelas pessoas da sua época, de “Homem de Deus”. E fiquei a me perguntar: como surge um homem, uma mulher de Deus? O que faz com que as pessoas reconheçam que tal pessoa é homem de Deus/mulher de Deus?

Eliseu foi escolhido por Elias, que era profeta. Ainda no primeiro livro dos reis, no capítulo 19. À partir daquele dia, Eliseu passar a conviver com aquele homem de Deus. De Elias não se apartou, ainda quando este o pediu por três momentos, que estão descritos no segundo livro dos reis, capítulo 2, versículos 2, 4 e 6: “Elias disse a Eliseu: Fica aqui, porque o Senhor me mandou a Betel. Por Deus e por tua vida, respondeu Eliseu, não te deixarei. E desceram a Betel”. “Elias disse-lhe: Fica aqui, Eliseu, porque o Senhor manda-me a Jericó. Por Deus e por tua vida, respondeu ele, não te deixarei. E chegaram a Jericó”“Elias disse-lhe: Fica aqui, porque o Senhor manda-me ao Jordão. Por Deus e pela tua vida, respondeu Eliseu, não te deixarei. E partiram juntos”.

Na verdade, o grande segredo do profeta Eliseu ser chamado homem de Deus e de fato o era, foi sua união com o homem de Deus Elias. E a chave de tudo está narrada justamente no começo de tudo, no seu chamado. Ao chamar Eliseu, Elias já lhe deu a dica: “Elias, partindo dali, encontrou Eliseu, filho de Safat, lavrando com doze juntas de bois diante dele; ele mesmo conduzia a duodécima junta. Elias aproximou-se e jogou o seu manto sobre ele. Eliseu, deixando imediatamente os seus bois, correu atrás de Elias, e disse: Deixa-me ir beijar meu pai e minha mãe, depois te seguirei. Vai, disse-lhe Elias, mas volta, porque sabes o que te fiz”

A dica de Elias: Vai, disse-lhe Elias, mas volta, porque sabes o que te fiz, foi seguida ao pé da letra por Eliseu. Na prática, Elias disse para Eliseu que ele ficasse próximo dele. A Graça passa. Onde há um homem de Deus, há um contágio. Quem dele se aproxima, torna-se igual. 

Cuide portanto de quem você se aproxima, pois da mesma forma que a Graça contagia, coisas más também contagiam.

Edson Oliveira

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *