Transforme seus sonhos em objetivos!

Especialmente, final de ano é tempo de reflexão sobre o que se deseja ou pretende realizar; porém, não se deve esperar o final do ano para refletir no que não está dando certo e recomeçar. Entenda-se aqui, que recomeçar, é ARTE DE FAZER MELHOR AQUILO QUE NÃO DEU CERTO.
Há pessoas que chegam no dia 31 de dezembro com a sensação de dever cumprido, por terem obtido sucesso nas metas propostas. Já outros, ao notarem que não atingiram 10% dos objetivos propostos, se frustram.
Muitas pessoas insistem em fazer uma listinha em um pedaço de papel com 3, 5, 10 itens que desejam alcançar, achando que isso é o suficiente. A maioria não consegue realizar nem o primeiro item da lista.
Mudanças exigem comprometimento: perder peso, passar no vestibular de uma faculdade federal ou abrir um empresa, não acontecem sem determinação, “perdas” e acima de tudo, dedicação.
Pequenas ações, feitas e repetidas todos ou quase todos os dias, é que nos levam a um resultado final.
Sem clareza nos objetivos, sem comprometimento com eles e sem determinação = disciplina, diminui ou desaparece a empolgação e a pessoa não sai do lugar.
Existe um método, chamado META SMART, que vai auxiliar você a realizar seus sonhos.
Na prática, SMART é uma sigla: Specific (Específico) – Mensurable (Mensurável) – Attainable (Alcançável) – Relevant (Relevante) – Time-Based (Temporal).
Trocando em miúdos, seu sonho precisa ser:
1- Específico: Claro, sem duplo sentido, direcionado. Se seu sonho por exemplo é comprar um carro, já está errado. Qual o correto? Pense no quanto você ganha, quanto pode pagar, qual será o impacto em suas contas, mais esta conta, etc. Daí, fica mais claro: Vou comprar um carro modelo tal.
2- Mensurável: É hora de fazer os cálculos, medir. Daí, definido o valor do carro, pesquise faixas de preços, negocie. Lembre-se que com e sem determinados acessórios o valor aumenta ou diminue…
3- Alcançável: Está ao seu alcance neste momento comprar o carro X ou o carro Y? Seja sincero com você mesmo.
4- Relevante: Qual a relevância? Eu preciso de fato de carro neste momento? Vai me ajudar em que? Há quem compre um carro e deixa na garagem a semana inteira.
5- Temporal: Toda meta deve ter um prazo para ser cumprida. “Vou comprar o carro X na segunda quinzena de fevereiro de 2019”. E se, na segunda quinzena de fevereiro de 2019 não consegui? Refaz o tempo, revendo tudo, vendo onde falhou, para realizar da próxima vez.
Você pode aplicar a meta SMART para qualquer sonho, seja material ou imaterial.
Boa sorte! Deus o ajude em seus propósitos!

Edson Oliveira

DEIXE SEU COMENTÁRIO!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *