Inteligência emocional

Antes de ter sido entregue por Judas, um daqueles que Ele escolheu, Jesus disse: “Eu conheço aqueles que escolhi, mas é preciso que se realize o que está na Escritura: ‘Aquele que come o meu pão levantou contra mim o calcanhar’”. João 13, 18.

Algumas perguntas ficam vagando por aí: Por que Judas traiu Jesus de fato? Só pelas míseras 30 moedas? Havia alguma mágoa, ressentimento? Deveria ser desta forma? Jesus tinha que ser traído por um dos Seus, que Lhe era íntimo? Enfim…Tais questionamentos, nunca trarão uma resposta concreta. E impressiona a naturalidade com que Jesus trata do assunto. Era algo que ainda iria acontecer. Poderia Ele tentar pessuadir Judas a não levar a cabo seu intento, até mesmo ameaçá-lo ou demití-lo. Aqui, mais um questionamento: e porque não o fez? Me ocorrem duas possibilidades – Havia em Jesus a esperança de que Judas voltasse atrás e simplesmente deixar Judas livre em sua escolha.

Mas mesmo assim, persiste uma pergunta: porque Jesus tratou desse assunto com tanta naturalidade? Penso que, pelo simples fato de que é preciso deixar que as coisas aconteçam. O segredo para vencer, para superar, sofrimentos, traições, tribulações, não está em agir para que não aconteçam, mas em estar preparado para quando elas acontecerem. A isso, a psicologia através do Psicólogo Daniel Goleman, dá o nome de inteligência emocional.

“Inteligência emocional é um conceito relacionado com a chamada ‘inteligência social’, presente na psicologia e criado pelo psicólogo estadunidense Daniel Goleman. Um indivíduo emocionalmente inteligente é aquele que consegue identificar as suas emoções com mais facilidade. Uma das grandes vantagens das pessoas com inteligência emocional é a capacidade de se automotivar e seguir em frente, mesmo diante de frustrações e desilusões. Entre as características da inteligência emocional está a capacidade de controlar impulsos, canalizar emoções para situações adequadas, praticar a gratidão e motivar as pessoas, além de outras qualidades que possam ajudar a encorajar outros indivíduos” – https://www.significados.com.br/inteligencia-emocional/

Edson Oliveira

DEIXE SEU COMENTÁRIO!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *