Cuide do coração

Dentre os tantos ensinamentos de Jesus, aqui está um dos mais radicais: “Se o teu olho direito é para ti ocasião de pecado, arranca-o e joga-o para longe de ti!” Mateus 5, 29a – o mesmo Ele fala da mão no versículo 30, orientando que seja cortada, que ser ocasião de pecado.

Obviamente, tal ensinamento não deve ser observado “ao pé da letra”. Arrancar o olho, a mão ou outro membro qualquer, não resolveria. No caso do olho por exemplo, mesmo que alguém o arranquesse, provavelmente continuaria observando o exterior das pessoas e julgando as aparências (nesse caso – gestos, atitudes, palavras); e como dito na obra “O pequeno príncipe”, de Antoine de Saint-Exupéry, “Eis o meu segredo: só se vê bem com o coração. O essencial é invisível aos olhos”. 

Portanto, o endereço deste ensinamento é o coração. Se o coração, se o interior da pessoa está bem, tudo irá bem. Se o coração da pessoa tem bondade, não julga, não se aproxima do outro com interesse, tudo nela agirá bem – nesse caso, olho, mão, pé… nada precisará ser arrancado.

Edson Oliveira

DEIXE SEU COMENTÁRIO!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *