Uma vida de aparências

Quando Deus rejeitou Saul como rei do seu povo, porque Lhe desobedecera, pediu a Samuel que fosse à casa de Jessé e lá reunisse seus filhos, pois um deles seria o escolhido para reinar no lugar de Saul. Ao reunir toda a família de Jessé, um por um, seus filhos vão sendo descartados. Samuel fica intrigado e pergunta então a Jessé: “Estão aqui todos os teus filhos? Resta ainda o mais novo, confessou Jessé, que está pastoreando as ovelhas. Samuel ordenou a Jessé: Manda buscá-lo, pois não nos poremos à mesa antes que ele esteja aqui”. 1 Samuel 16, 11

E para a surpresa de todos, Deus escolhe Davi, que imediatamente é ungido rei por Samuel. Deus escolhe na maioria das vezes os improváveis. Quando os filhos de Jessé se apresentaram a Samuel, este “viu Eliab e pensou consigo: Certamente é esse o ungido do Senhor. Mas o Senhor disse-lhe: “Não te deixes impressionar pelo seu belo aspecto, nem pela sua alta estatura, porque eu o rejeitei. O que o homem vê não é o que importa: o homem vê a face, mas o Senhor olha o coração” – 1 Samuel 16, 6-7 – Samuel agiu não diferente de mim e de você; na maioria das vezes olhamos a aparência, o que salta aos olhos, o que é externo e com isso somos traídos pelo olhar, sobretudo neste mundo virtual em que vivemos, onde pessoas postam fotos bonitas, frases copiadas e vídeos divertidos, que nos atraem para sermos amigos e seguidores. Selfs sorridentes, muitas vezes escondem um coração amargurado, incapaz de sorrir em casa. Milhares de amigos e seguidores não revelam uma pessoa que vive isolada, mas repleta de “coragem” para criticar a postagem de outro, simplesmente por não concordar com o que foi postado.

Bom será quando nos libertarmos desse mundo de aparência, do que salta aos olhos e tivermos a coragem de conviver novamente, conversar, ouvir, chorar, sorrir, olhar nos olhos e sabermos conviver com o outro, mesmo sem concordar com algumas ou muitas atitudes dele.

Edson Oliveira

DEIXE SEU COMENTÁRIO!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *