Quando cessa uma provação? Quando a pessoa, por ela for aprovada.

São Tiago em sua carta diz que é “bem aventurado o homem que suporta com paciência a provação! Porque, uma vez provado, receberá a coroa da vida, que o Senhor prometeu aos que O amam”. Tiago 1, 12

A palavra “Provação” vem do Latim PROBATIO, “prova, ensaio, argumento, exame, experiência”, derivada de “prova”. Deus nos prova com a intenção de nos amadurecer na fé. A provação tende a nos levar à perfeição. Algumas pessoas, diante de uma provação, entram num sentimento de revolta contra Deus, quando não observam que, este momento de prova, na prática é um benefício a nós concedido com determinada finalidade, que por conta do sofrimento, nem sempre vemos no momento da provação.

Um momento de provação precisa ser vivido com oração (ainda que sem vontade) e paciência (mesmo sob forte aflição e angústia). Interessante perceber nestes momentos de deserto, de provação, que mesmo em sofrimento, existe uma paz interior. Se você está vivendo uma provação e não está sentindo esta paz, reforce sua oração. Provação não é ausência de Deus. Não significa que Deus o abandonou; ao contrário: significa que Deus está com você e tem o melhor reservado para você. Quando cessa a provação? Quando a pessoa, por ela for aprovada.

Edson Oliveira

DEIXE SEU COMENTÁRIO!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *