Como tornar-se uma pessoa eficaz

“Tal como a chuva e a neve caem do céu e para lá não volvem sem ter regado a terra, sem a ter fecundado, e feito germinar as plantas, sem dar o grão a semear e o pão a comer, assim acontece à palavra que minha boca profere: não volta sem ter produzido seu efeito, sem ter executado minha vontade e cumprido sua missão“. Isaías 55, 10-11

O profeta Isaías fala da eficácia da Palavra de Deus. Eficácia é a qualidade daquilo que cumpre com as metas planejadas, ou seja, ter eficácia significa alcançar os resultados esperados. Neste sentido, gosto de pensar no processo pelo qual Deus criou o mundo, narrado no livro do Gênesis. Após cada ato criador, cada palavra proclamada por Deus, está escrito: “sobreveio a tarde e depois a manhã…” Aqui está a eficácia de Deus. Deus cria cada coisa de forma pensada, planejada, organizada. Poderia Deus, ter criado tudo de uma vez, mas não o fez. Foi criando dia após dia e saboreando o que fazia. E depois de cada criação, Ele a contempla no fim do dia. Como sei disso? O autor sagrado faz questão de após cada criação, dizer: “E Deus viu que isso era bom”. O mundo está cada vez mais com pressa. As pessoas querem tudo para ontem. E viver desta forma gera estres, ansiedade, sentimento de fracasso, de derrota, justamente porque, tudo que é feito na correria, sem contemplação, não tem sabor, é vazio, fica sem graça. Muitos casamentos fracassam, porque não têm eficácia, não se vive bem a fase do namoro que é o período de contemplação, de conversar, de se conhecer. A ansiedade em ter relação sexual (que deveria ser só no casamento) acaba atropelando tudo. Pessoas se conectam pelas redes sociais, já se dizem amigas, seguidores, falam que se amam… Um processo muito rápido. Como posso ser amigo, dizer que amo a uma que não convivo? Por isso, vive-se um falso amor, decepciona-se e assim temos visto um triste espetáculo de pessoas que não consegue se relacionar com pessoas, preferindo um cachorrinho que chamam de bebê, filhinho, deixa herança e até mesmo registram em cartório dando o sobrenome (ah, não me critique por isso. Gosto demais de cachorro. Lá em casa temos 3).

Enfim, precisamos aprender com Deus a ter eficácia em tudo: nos relacionamentos, no trabalho, nas atitudes… Exercite a calma, a paciência, o esperar… Quem corre pode até chegar primeiro, mas não saberá dizer o que viu no caminho, como alguém que foi caminhando, observando o que estava ao seu redor.

Sugiro que você leia os dois primeiros capítulos do livro do Gênesis. Faça uma leitura calma, sem pressa, contemplando o que ler. Vai te ajudar a ser eficaz.

Edson Oliveira

DEIXE SEU COMENTÁRIO!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *