Como conseguir o favor de Deus e dos homens?

“Não renuncies jamais, à bondade e à integridade; prende-as a teu colo e inscreve-as no âmago de teu coração; conseguirás assim, compreensão e favor, tanto de Deus como dos homens”. V. 3 e 4

Certamente, não há quem não queira ser favorecido por Deus e pelas pessoas. Aqui não se trata de puxar saco, bajular ou fingir para obter um benefício. Muito pelo contrário: se trata de agir de forma tão correta, que seria impossível não ter portas abertas. E a dica desse terceiro capítulo do livro dos provérbios está na prática de duas palavras: Bondade e integridade.

Bondade é uma característica daquele que tem inclinação para o bem. Consiste numa qualidade das pessoas que praticam boas ações. É a qualidade de quem tem boa índole.

Integridade vem do latim integritate, que significa a qualidade de alguém ter conduta reta, pessoa de honra, ética. Em hebraico integridade siginifica “completo”. Ao olhar esta definição, podemos imaginar o quanto está faltando integridade. Muitas pessoas participam da vida religiosa, demonstram ser espirituais, dentro da igreja um exemplo a ser seguido, mas no trabalho tratam os subordinados de forma arrogante. Em casa, trata mal os filhos e esposa. No trânsito dirigindo, seria melhor que Deus fechasse os ouvidos. 

Então reflitamos: sem bondade e sem integridade, como queremos que portas se abram?

Edson Oliveira

DEIXE SEU COMENTÁRIO!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *