O poder da obstinação

Certa vez Paulo estava em Atenas pregando a Palavra de Deus e “Quando ouviram falar da ressurreição dos mortos, alguns caçoavam, e outros diziam: ‘Nós te ouviremos falar disso em outra ocasião’. Assim Paulo saiu do meio deles”. Atos 17, 32-33

Certamente algumas pessoas diante de um fato assim desanimariam ou até mesmo desistiriam, por se sentirem fracassadas. Mas perceba a atitude de Paulo: “saiu do meio deles”, não se curvando ao “vexame”. E não se curvou, preferindo sair do meio deles, porque acreditava naquilo que falava. Paulo fez uma experiência com Jesus, experimentou aquilo que pregava. Portanto, não valia a pena perder tempo com aquelas pessoas, nem tampouco, se sentir fracassado.

Só nos abalamos quando somos criticados, quando não estamos convencidos daquilo que estamos fazendo. Observe os grandes homens e mulheres da história: eles eram obstinados por aquilo em que acreditavam. Uma pessoa obstinada é uma pessoa que insiste, que tem objetivos claros e que não desiste de alcançar esses objetivos. Ser obstinado é se agarrar firmemente a uma ideia, com a disposição de pagar um preço por ela.

Gosto da história de vida de Thomaz Edison e ver como era obstinado: “Sobre a invenção da lâmpada filamentos incandescentes, como as que hoje em dia usamos, Thomás Edison  fez nada menos de 700 experimentos infrutíferos durante longos anos.  Um dia, um dos seus auxiliares, desanimado com tantos fracassos, sugeriu a Edison que desistisse de futuras tentativas, porque, depois de 700 tentativas, não havia avançado um só passo. Ao que ele respondeu: ‘O quê? Não avançamos um só passo? Avançamos 700 passos rumo ao êxito final! Sabemos de 700 coisas que não deram certo! Estamos para além de 700 ilusões que mantínhamos anos atrás e que hoje não nos iludem mais. E a isso você chama perda de tempo?’. Esse homem estava habituado a pensar positivamente. Este é segredo dos seus estupendos triunfos. Por isso, finalmente, em 1879, aos 32 anos, Edison concluiu a invenção da lâmpada elétrica, depois de realizar 1.200 tentativas”. (https://www.portalraizes.com/surpreendente-resposta-de-thomas-edison-depois-de-700-fracassos/).

Edson Oliveira

DEIXE SEU COMENTÁRIO!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *