Murmuração: doença que contamina pessoas e ambientes.

“Naqueles dias, os filhos de Israel partiram do monte Hor, pelo caminho que leva ao mar Vermelho, para contornarem o país de Edom. Durante a viagem o povo começou a impacientar-se, e se pôs a falar contra Deus e contra Moisés, dizendo: “Por que nos fizestes sair do Egito para morrermos no deserto?” Números 21, 4-5a

O povo era escravo no Egito. Vivia um grande sofrimento moral e religioso, além das tantas privações materiais. Foram libertos desta escravidão e sobre eles havia a promessa de conquistarem a “Terra Prometida”. Mas mesmo assim, a caminho desta terra e livres do mal que viveram por anos no Egito, caíram na tentação da murmuração.

Murmurar significa sussurrar ou dizer algo em tom muito baixo. Nos textos bíblicos, hebraicos e gregos, murmurar significa resmungar, sussurrar ou simplesmente dizer algo interiormente. A Bíblia condena a murmuração, porque geralmente está imbuída de descontentamento, insatisfação, queixa e lamentação. Comumente a murmuração expressa um sentimento de desacordo, de oposição, de ira e rebelião.

A murmuração é uma doença que contamina pessoas e ambientes. Pessoas que murmuram são negativas, não crescem, vivem eternamente como crianças mimadas; diante de Deus, querem que Ele faça simplesmente suas vontades. E diante das pessoas, querem que todos se submetam e concordem com suas ideias, tornando-se assim, incapazes de dialogar.

Edson Oliveira

DEIXE SEU COMENTÁRIO!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *