“Pois o meu jugo é suave e o meu fardo é leve”.

“Pois o meu jugo é suave e o meu fardo é leve” Mateus 11, 30

Este versículo, muitas vezes é utilizado para convencer alguém, que ao aceitar Jesus como Senhor da sua vida, as coisas serão mais fáceis, os problemas serão resolvidos e a vida será mais leve. Mas o contexto deste versículo, o jugo suave e o fardo leve se refere à obediência à lei.

Antes da vinda de Jesus, os judeus estavam debaixo da lei, obedecendo cada ponto dos mandamentos que haviam sido feitos, ainda no tempo dos profetas. Se não bastasse isso, com medo de desobedecer aos mandamentos, os próprios judeus criavam outras leis para “auxiliar” na obediência às leis anteriores, como no caso dos mandamentos sobre o sábado. Deus deu a ordem de que o sábado deveria ser para descansar; para evitar a desobediência, os líderes judeus estabeleceram regras para ajudar o povo a atender essa regra já deixada, estabelecendo até mesmo a distância que poderia ser caminhada aos sábados, peso que poderia ser carregado… coisas assim.

“Porque meu jugo é suave, e o meu fardo é leve”. “Jugo” se refere a uma peça de madeira utilizada para atrelar bois à carroça; logo, se refere a carga, assim como também “fardo”, que se refere basicamente, a um pacote geralmente grande, como é o caso de “um fardo de feijão” ou um “fardo de arroz”. Note que Jesus está chamando aquelas pessoas a seguirem-no, pois o peso que seria atribuído por Ele a elas seria bem menor que aquele que estava sendo atribuído pelos fariseus e doutores da Lei.

Seguir Jesus é atrair sobre si paz, sentido pra vida, sem medo, pois Ele é o Senhor. E como Senhor sabe o que é melhor para nós.

Edson Oliveira

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *