Você tem lutado pelo que acredita?

São Domingos nasceu na Espanha, no reino Navarra. De família pobre e cristã. Durante a infância trabalhou como pastor de ovelhas. Amava os estudos e por esse motivo, seus pais o entregaram ao pároco da paróquia à qual pertenciam. Esse padre tinha criado uma escola que ficava ao lado da igreja.

Quando completou trinta anos, Domingos recebeu a incumbência de restaurar o Mosteiro de Santa Maria, fechado há vários anos. Para cumprir tal missão, Domingos tornou-se esmoleiro, ou seja, pedia esmolas para conseguir os recursos necessários. Além disso, trabalhou como pedreiro e mestre de obras, fazendo todo o possível para reconstruir o mosteiro.

Terminando de cumprir esta missão, Dom Domingos foi enviado para ser o novo abade do Mosteiro de São William de La Cogola. Ao assumir tal missão, passou a ser perseguido pelo príncipe de Navarra, que tinha a intenção de apossar-se dos bens do Mosteiro. Por causa dessa perseguição, Dom Domingos foi obrigado a refugiar-se em Castela. Lá, recebeu uma nova missão: reabilitar a antiga abadia do Mosteiro de São Sebastião de Silos, na cidade de Burgos. Esta abadia estava em decadência, quase sem esperança. São Domingos de Silos foi abade Mosteiro de São Sebastião de Silos por mais de trinta anos. Por isso, recebeu o apelido de “Domingos de Silos”. Restaurou-o e o reergueu de tal forma, que passou a ser considerado como seu novo fundador. Ele não só restaurou física e religiosamente a abadia como deu a ela uma intensa e fecunda atividade. Ele fez do local um grande centro de cultura e um novo cenáculo de evangelização

São Domingos de Silos profetizou a data de sua morte. Esta, de fato, aconteceu no dia previsto: 20 de dezembro de 1073. Desde então, passou a ser festejado como São Domingos de Silos nessa data.

A vida de São Domingos nos ensina que quando acreditamos em algo, precisamos persistir e fazer de tudo para que se realize.

Edson Oliveira

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *