Você tem escutado a voz do coração?

Hoje celebra-se na Igreja Católica, o dia de São Pedro Canísio, nascido no dia 8 de maio de 1521, onde situava-se o ducado de Geldern, hoje, Holanda. Diferente dos outros garotos, buscava os livros de oração ao invés das brincadeiras. Aos doze anos reunia crianças para ensinar a elas trechos da Bíblia e do catecismo da Igreja. Com apenas dezenove anos, ele concluía o doutorado em filosofia.

Logo depois da formatura de Pedro Canísio, seus pais trataram de arranjar para ele um bom casamento, como era costume na época. Neste casamento estava embutido um bom futuro financeiro para a família. Porém, Pedro Canísio, ouvindo a voz de seu coração, recusou a proposta. E, além de recusar, fez um voto eterno de castidade. Depois disso, mudou-se para Mainz com a finalidade de se dedicar somente aos estudos da religião.

Em Colônia, a divisão do protestantismo dividia a Igreja. São Pedro Canísio lutou bravamente contra tal cisma. Assumiu o cargo de professor de teologia e passou a ser respeitado até mesmo pelo imperador. Por seus argumentos teológicos conseguiu que o arcebispo local, que era abertamente a favor do protestantismo, fosse afastado. Depois, foi enviado à cidade de Viena, na Áustria, onde o cisma protestante causava grandes danos.

São Pedro Canísio conquistou a admiração de Papas e governantes. Sua canonização foi celebrada pelo Papa Pio XI, no ano 1925. Na ocasião, recebeu o título de Doutor da Igreja.

Peçamos a Deus nesse dia, que a exemplo de São Pedro Canísio, escutemos a voz do coração, para não fazermos da nossa vida o que a maioria faz, e descubramos nosso chamado, nossa missão nesta vida.

Edson Oliveira

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *