Bem vindo 2021, Deus te abençoe!

A vida pode ser descrita como a arte de recomeçar. Viver bem é saber recomeçar todos os dias. E recomeçar é extremamente exigente, pois aquele que se dispõe a recomeçar ou mesmo sobre o qual a vida lhe impõe de alguma forma esta obrigação, não tem um manual de como fazê-lo. Não seria por isso que muitos vivem de qualquer jeito ou até mesmo desistem de viver?

Neste exato momento da história, neste hoje, 02 de janeiro de 2021, a vida nos impõe recomeçar um novo ano, que para muitos não tem nada de novo, por conta do fardo que nos impôs a pandemia do coronavírus, com suas mazelas na saúde e na economia, acompanhadas de seus desdobramentos: a doença em si, o desemprego, a solidão, a fome, a miséria… Como nunca, a humanidade precisa da arte de recomeçar – isso exige esforço coletivo sim – mas acima de tudo, esforços individuais. E aqui, podemos perfeitamente recorrer à figura de Abrão, contextualizada no livro do Gênesis: “Parte da tua terra, da tua família e da casa de teus pais, para a terra que Eu te mostrarei. Eu farei de ti uma grande nação e te abençoarei. Tornarei grande o teu nome. Tu sejas uma bênção. Abrão partiu, como o Senhor lhe havia dito, e Lot partiu com ele. Abrão tinha 75 anos quando deixou Harran”. Gên. 12, 1-2;4.

Imagine o esforço que precisou ser feito por Abrão, um homem de 75 anos, fisicamente cansado e psicologicamente acomodado! Mas a ordem era sair da sua terra, de perto dos parentes e amigos e recomeçar. E assim, fez Abrão, sem reclamar, sem se sentir castigado, sem questionar o que tinha feito ou deixado de fazer para merecer aquele “castigo”; e por essa atitude – Não ficar reclamando – atraiu sobre si uma bênção. A bênção, tanto na tradução hebraica quanto na grega, apresenta um sentido de concessão de alguma coisa material. Todavia, a forma grega acrescenta ainda os bens espirituais.

Portanto, em Abrão temos a receita para enfrentar este “novo velho ano” de 2021, que já chegou sobrecarregado: Não reclamar. Não reclamar, não se sentir castigado, não ficar preso ao passado, atrairá bênçãos; e somente desta forma, o novo velho ano se renovará.

Já comece dizendo: Bem vindo 2021, Deus te abençoe!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *