Exercício para purificar o olhar – Topa fazer?

O evangelista São João, narra que certa vez, Jesus encontrou um homem que estava paralítico a 38 anos. Após curá-lo, “ordenou-lhe Jesus: Levanta-te, toma o teu leito e anda. No mesmo instante, aquele homem ficou curado, tomou o seu leito e foi andando. Ora, aquele dia era sábado. E os judeus diziam ao homem curado: E sábado, não te é permitido carregar o teu leito“. João 5, 8-10.

Um homem passa 38 anos da sua vida paralítico e, de repente, recebe uma cura milagrosa; o que deveria ser motivo de uma grande festa, mas não foi. Os fariseus eram presos à Lei de forma tão equivocada (pois de fato, o sábado era o dia do descanso, mas este “descanso” não poderia estar acima de fazer o bem) que ao invés de se alegrarem com aquele homem e celebrarem sua cura, censuraram o fato de ele está carregando o leito sobre o qual vivera 38 anos de sua vida. Criaram tantas regras, que as colocaram acima até mesmo do bem estar, da alegria, da vida… tornando a fé e a vida algo triste, vazio e desumano.

Fico a pensar nas tantas vezes que fixamos os olhos em acontecimentos e situações que em nada constroem ou mesmo em um defeito de alguém, sem ver as tantas qualidades que a pessoa tem. Exercite purificar seu olhar, fixando-o em pessoas boas, em acontecimentos bons, recordando vitórias, sem prender-se nos desastres.

Edson Oliveira

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *