Você saberia dizer se está vivo ou morto espiritualmente?

Para saber se alguém está vivo ou morto fisicamente, basta verificar alguns sinais, como respiração, pulso, batimentos cardíacos. E espiritualmente? Você saberia verificar se você ou alguém que você conhece está vivo ou morto?

Você saberia responder hoje se você está espiritualmente morto? Existem alguns sinais que nos ajudarão nesta análise:

1- A pessoa morta espiritualmente, vive em apatia – não se esforça para sair de situações de pecado ou vícios. Na prática, se acostuma.

2- Santo Agostinho diz que ​​“a esperança tem duas lindas filhas: seus nomes são raiva e coragem. Raiva de que as coisas estejam do jeito que estão. Coragem para colocá-las no caminho que deveriam estar”. A pessoa morta espiritualmente, é fria, sem compaixão, sem empatia.

3- A vida é um constante aprender. E para isso é preciso humildade para reconhecer que não sabe tudo. A pessoa morta espiritualmente é orgulhosa; acha que sabe tudo, se ofende diante de uma correção e não está disposta a corrigir rotas, mudar de ideia.

No evangelho de São João, Jesus diz que “vem a hora – e é agora – em que os mortos ouvirão a voz do filho de Deus, e os que O ouvirem, viverão”. João 5, 25. A morte a qual Ele cita aqui, é a morte espiritual. E assim, afirma que só tem poder sobre ela, ou seja, só viverá, quem ouvir a Sua voz. Está dado o remédio: se você verificou nestes 3 pontos listados acima que você está morto espiritualmente, ouça a voz de Jesus. Ele vai falar com você através da Bíblia, da Eucaristia, da oração, de alguém com experiência na vida de fé.

Edson Oliveira

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *