Você sabe o que é ser protagonista? Quem é o protagonista da sua história?

Após Sua morte e ressurreição, Jesus “foi arrebatado ao Céu, depois de ter dado instruções aos apóstolos que escolhera sob a ação do Espírito Santo” – Atos dos apóstolos 1, 1-2. E desta forma, inaugura um novo tempo: o tempo da efusão do Espírito Santo, onde Este se torna o protagonista da história. Neste novo tempo, o próprio Jesus se coloca sob a ação do Espírito Santo, para instruir aqueles que Ele escolhera e formara.

O Espírito Santo, que assume o protagonismo nesse novo tempo, de forma alguma anula o que foi feito por Jesus. Ao contrário: confirma Suas instruções, potencializando-as e capacitando os seguidores de Jesus a serem como Ele foi. Não por acaso, afirma o Catecismo da Igreja Católica, que “Os últimos tempos que estamos vivendo, são os tempos da efusão do Espírito Santo. Trava-se, por conseguinte, um combate decisivo entre ‘a carne’e o Espírito” (CIC 2819). Assim, o Cristão do século XXI precisa permitir a exemplo do seu Senhor, que o Espírito Santo assuma o protagonismo em sua vida, a fim de não ser vencido (como temos visto), pela “carne”, com seus impulsos e prazeres.

Note bem que protagonista é aquele que participa de forma ativa, que tem posição de destaque em uma história e ainda, o ator principal de uma história. Só seremos vitoriosos no combate entre “a carne” e o Espírito destes últimos tempos que estamos vivendo, citados pelo Catecismo da Igreja Católica, permitindo que o Espírito Santo seja o protagonista da nossa história.

Edson Oliveira

DEIXE SEU COMENTÁRIO!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.