O Papa Francisco abriu hoje, 17 de junho de 2013, o Congresso da Diocese de Roma sobre o tema Eu não tenho vergonha do evangelho. O evento inaugurado na Sala Paulo VI, no Vaticano, continuará terça-feira na Catedral de São João de Latrão e terminará quarta-feira nas diversas paróquias da diocese.
A Sala Paulo VI, que normalmente hospeda a Audiência de quarta-feira, de repente, revelou-se demasiado pequena para a quantidade de ouvintes. Participaram do encontro pelo menos quinze mil pessoas.
O Papa Francisco recordou que “alguns cristãos parecem devotos da deusa lamentação” e sublinhou que “o mundo é mundo, o mesmo de cinco séculos” e que é necessário “dar um testemunho forte e ir em frente”, mas também “suportar as coisas que não podem mudar”. O Santo Padre convidou “com coragem e paciência a sairmos de nós mesmos e ir ao encontro da comunidade para convidar as pessoas”.
E acrescentou: “Seja em todos os lugares portadores da palavra de vida, em seus bairros, onde as pessoas estiverem”, e recordou a figura do Bom Pastor, que deixa as noventa e nove ovelhas para procurar a perdida.
“Queridos irmãos, temos uma e noventa e nove estão desaparecidas, vamos buscá-las”, peçamos “a graça de sair para anunciar o Evangelho”, porque “é mais fácil ficar em casa com uma ovelha, escová-la, acariciá-la”. Então, exclamou: “Mas o Senhor nos quer, nós sacerdotes, e também vocês, cristãos, pastores, e não ‘escovadores’ de ovelhas …”.
O Papa concluiu dizendo que “Deus nos dá esta graça gratuitamente, e nós gratuitamente devemos dar”.
DEIXE SEU COMENTÁRIO!