Essa Palavra nos apresentada um convite para revermos a nossa postura e os conceitos sobre nós mesmos, as pessoas, o mundo e a sociedade em que vivemos. Nós, muitas vezes, criamos estereótipos e catalogamos as pessoas. E diversas vezes, tomados pelo sentimento de orgulho (“o orgulho cristão”), nos sentimos salvos, eleitos, melhores do que os outros e já até desqualificamos e condenamos pessoas, já as tiramos do caminho de Deus.
Quando leio o Evangelho, cada vez, me surpreendo mais com ele e acredito que o Reino de Deus é o “Reino das surpresas”, e sabemos existem as “surpresas” nos dois sentidos: existem as boas surpresas e existem aquelas que nos arrasam por dentro e por fora. Nós queremos ser sempre bem surpreendidos na vida, mas nem sempre o somos! Tantas vezes as surpresas negativas batem à nossa porta. A Palavra de Deus nos mostra que, no Reino definitivo de Deus, muitas surpresas estarão preparadas para nós e que existe uma boa surpresa, que está escondida no coração de Deus, bem no cantinho do Seu coração. E como se diz: “surpresa é surpresa!” Primeiro, ninguém sabe o dia nem a hora do nosso encontro pessoal com Ele. Uma boa surpresa para alguns pode ser uma má surpresa; mas o melhor é aquilo que nos espera, é aquilo que Deus preparou para nós! Muitas fantasias já foram criadas a respeito, já tentaram pintar, desenhar e criar elementos de como será o céu, mas tudo não passa de fantasia! O que Deus tem preparado para nós é tudo de bom e de melhor, mas a nossa capacidade não é capaz de compreender isso.
Quando Jesus nos diz que as prostitutas e os publicanos vão nos preceder no Reino dos Céus essa é uma advertência, porque nós, muitas vezes, conhecemos Deus, Suas palavras e Seus mandamentos; somos agraciados pela Sua graça, que nos acompanha nesta vida, e não damos o devido valor, a devida consideração nem a devida seriedade que o Reino de Deus merece. Muitas vezes, pessoas que mal conhecem o Senhor vivem mais a verdade, o amor, a justiça e a bondade do que nós que nos vangloriamos de conhecê-Lo.
Que o nosso coração se prepare para as boas surpresas de Deus e que não sejamos surpreendidos por nada de negativo devido à nossa falta de atenção, de vigilância e de seriedade para com as coisas de Deus .
Fonte: Portal cancaonova.com – Padre Roger Araújo